quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Coroa do Advento

Origem

A coroa do Advento tem as suas raízes em tradições precristãs dos povos do norte, entre os séculos IV e VI. Durante o frio e a escuridão de dezembro, juntavam-se coroas de ramos verdes e acendiam-se fogueiras como sinal de esperança da chegada da Primavera.

No século XVI, católicos e protestantes alemães começaram a utilizar este símbolo durante o Advento: as tradições antigas encerravam uma semente de verdade que poderia exprimir a Verdade suprema: Jesus é a Luz que veio, que está conosco e virá na sua glória. As velas antecipam a luz que vem até nós no Natal.

A coroa do Advento, cujas quatro velas se acendem progressivamente, domingo após domingo até à solenidade do Natal, faz memória das diversas etapas da história da salvação de Cristo antes da vinda de Cristo, e é símbolo da luz profética que ia iluminando a noite na espera, até ao amanhecer do Sol da justiça (cf. Mt 3,20; Lc 1,78).

A simbologia

- A forma circular: o círculo não tem princípio nem fim, é sinal da eternidade;
- Os ramos verdes: simbolizam a esperança e a vida;
- As quatro velas: As velas acendem-se uma a uma, nos quatro domingos do Advento; Simbolizam a luz no meio das trevas: a salvação que Jesus Cristo veio trazer é luz para a vida de cada pessoa;
- A cor vermelha simboliza o amor de Deus.

A coroa do Advento pode ser benzida por um sacerdote.