sexta-feira, 26 de julho de 2013

Qual dos modelos de "Casula" é a mais antiga?


Uma comparação entre os dois Papas, mas não especificamente sobre a pessoa de cada um deles e sim sobre o que juízo que fazem sobre eles.

Na imagem à esquerda, Bento XVI com casula romana dourada possivelmente na Páscoa de 2010. À direita, o Papa Francisco com casula gótica, a mesma usada por João Paulo II e o próprio Bento XVI, durante Missa com rito de ordenações sacerdotais, 21 abril 2013.

Qual das casulas tem modelo mais antigo?

Mas, é claro que é a do Papa Francisco! Até o século XII, paramentos (e o pálio pastoral, que é insígnia) eram de dimensões maiores, como a casula gótica do Papa Francisco. Depois disso, foi decidido por uma redução no desenho, que originou, entre outros paramentos, o modelo de casula conhecido como romana, "pianeta" (em italiano) etc. Antes, também por causa da grande extensão da casula, originou-se o costume de elevar a parte de trás da casula durante a elevação, assim o Celebrante tinha mais movimento para levantar os braços.

Nisso, em Liturgia, Bento XVI está 9 séculos "à frente" em relação ao Papa Francisco.

O problema do preconceito de quem pouco pensa é por causa da popularização do modelo da casula que Bento XVI está usando. A reforma litúrgica do Vaticano II encontrou este costume e muitos, desejando romper também na Liturgia com tudo que lembrasse o período pré-conciliar, preferiu o modelo gótico. Contudo, quem assim pensou não sabia que, na verdade, estava usando algo mais antigo do que o próprio Concílio de Trento! Estava usando uma casula com a qual talvez nem Santo Agostinho, no século IV, e outros, se paramentou!

E assim, numa boa comparação entre o Papa Francisco e Bento XVI, explicamos a evolução da Liturgia e demonstramos que este [Bento XVI] é mais "moderno" do que o Papa Francisco.

Créditos das imagens: Bento XVI/Zimbio - Papa Francisco/Getty.

Edição: Direto da Sacristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário