terça-feira, 8 de setembro de 2009

CLARETIANOS ENCERRAM XXIV CAPÍTULO


Concluiu-se, no passado Sábado, dia 05 de Setembro, em Roma, no Claretianum, o Capítulo Geral dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos).
Tendo iniciado no dia 10 de Agosto, o acontecimento contou com a presença de cerca de 78 capitulares provenientes dos cinco continentes. Em representação da Província Portuguesa (que engloba Portugal, Angola e São Tomé e Príncipe) estiveram presentes os Padres Artur Teixeira, enquanto Superior Provincial, e Carlos Ângelo Ferreira, como Delegado Capitular.
Na reunião magna os missionários foram desafiados a “viver a identidade claretiana, hoje, neste momento particular da história da humanidade, da Igreja e da Congregação”, explica um comunicado os padre capitulares, que adianta ainda a interpelação deixada à Congregação.
Os missionários foram “interpelados a reavivar o fogo do amor de Deus na sua existência”, apostando na “dimensão teologal e mística da sua vocação missionária e fazendo uma opção pela comunidade e pela formação continuada”. A segunda interpelação visa realizar a missão a partir de “uma chave de amor como «missio Dei», «missio intergentes» e missão partilhada”, colocando a Palavra de Deus “no dinamismo da missão nas suas diversas expressões e potenciando de maneira significativa a dedicação à evangelização das novas gerações e à pastoral vocacional”. Por último, a Congregação foi desafiada a “partilhar com as gerações claretianas do futuro, qualificando os processos de formação inicial e de preparação dos formadores”.
Os trabalhos compreenderam três fases. Os presentes detiveram-se, inicialmente, na análise e avaliação das memórias de governo e econômica. Foi ainda eleito o Superior Geral e o restante governo (na foto), abrindo depois espaço para a reflexão prospectiva da vida da congregação para os próximos seis anos.
Para isso, o Capítulo centrou a sua reflexão no documento pré-capitular que na versão definitiva se intitula «Chamados a evangelizar. Como viver a vocação missionária, hoje».
“Partindo das interpelações que Deus dirige, hoje, aos Missionários Claretianos, na realidade do nosso mundo, da Igreja e da própria Congregação deseja-se responder desde o âmbito da vida pessoal e comunitária e nas várias equipas de ação pastoral a essas mesmas interpelações”, expressa o comunicado.
Presentes nos cinco continentes, os Missionários Claretianos são atualmente cerca de 3100. A Província Portuguesa conta com cerca de 90 membros, presentes em 13 comunidades: Porto, V.N. Gaia-Carvalhos, Tondela, Fátima, Lisboa, Cacém, Setúbal, Alvor, São Tomé e Príncipe, Luanda e Lubango.
Fonte: Agência Ecclesia – 08/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário