terça-feira, 29 de setembro de 2009

SACERDOTES SÃO INSUBSTITUÍVEIS E SERVEM A TODOS OS HOMENS, DIZ BENTO XVI


Em uma vídeo-mensagem cujo conteúdo foi dado a conhecer hoje, o Papa Bento XVI recordou aos mais de mil e 200 sacerdotes de 75 países que participam de um retiro no Santuário de Ars (França) que "nada substituirá jamais o ministério dos sacerdotes no coração da Igreja" e que sua missão abrange o serviço a todos os homens.

Aos presbíteros que participam deste retiro cujas reflexões estão aos cuidados do Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena (Áustria) sobre o tema "A alegria de ser sacerdote: consagrado para a salvação do mundo", o Santo Padre recordou que "o sacerdote está chamado a servir aos homens e a dar-lhes a vida de Deus".

O sacerdote, disse o Papa, "é homem da Palavra divina e das coisas sagradas, e deve ser hoje mais que nunca um homem da alegria e da esperança. A quem não pode conceber que Deus seja Amor puro, afirmará sempre que a vida vale a pena ser vivida e que Cristo lhe dá todo seu sentido porque ama a todos os seres humanos".

Bento XVI se dirigiu logo aos sacerdotes que têm que atender várias paróquias e que "se entregam sem regular esforços por manter uma vida sacramental em suas diferentes comunidades. O reconhecimento da Igreja por todos vós é imenso! Não se desanimem, mas sim que sigam rezando e fazendo rezar para que muitos jovens aceitem a resposta à chamada de Cristo, que deseja que siga aumentando o número de seus apóstolos para colher seus campos".

Seguidamente o Papa animou aos sacerdotes a pensarem "na extrema diversidade dos ministérios" que exercem "ao serviço da Igreja" e em "o grande número de missas que celebram ou celebrarão, fazendo realmente viva a presença de Cristo no altar a cada vez".

"Pensem nas inumeráveis absolvições que destes e que darão, liberando de sua carga os pecadores. Perceberão assim a fecundidade infinita do sacramento da Ordem. Suas mãos, seus lábios se converteram, durante um instante, nas mãos e os lábios de Deus", expressou.

"Essa consideração deve levá-los a harmonizar as relações entre os presbíteros para formar essa comunidade sacerdotal a que exortava São Pedro para construir o corpo de Cristo e afiançá-los no amor".

Bento XVI explicou também que "o sacerdote é o homem do futuro. O que faz nesta terra pertence à ordem dos meios encaminhados ao Fim último. A Missa é esse exclusivo ponto de união entre os meios e o Fim, já que nos permite contemplar sob a humilde aparência do pão e do vinho o Corpo e o Sangue daquele que adoraremos na eternidade".

"Nada substituirá jamais o ministério dos sacerdotes no coração da Igreja", assegurou o Papa e concluiu recordando aos presbíteros que "são o testemunho vivente da potência de Deus em obra na debilidade dos seres humanos, consagrados para a salvação do mundo, escolhidos por Cristo mesmo para ser, graças a Ele, sal da terra e luz do mundo".

Fonte: Agência ACI - VATICANO, 29 Set. 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário