quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MATERIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA SOBRE ECONOMIA SERÁ LANÇADO HOJE NO RIO

Religiosos, economistas e políticos participam, hoje, às 15h, aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, do ato de lançamento do material da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 (CF-2010). Confirmaram presença o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; o presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (Conic), pastor sinodal, Carlos Möller; a ex-ministra e senadora Maria Silva; o economista Paul Singer e o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Perly Cipriano.
A próxima Campanha vai discutir o tema “Economia” com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, frase tirada do evangelho de São Mateus. Um texto-base com 80 páginas será o carro-chefe da discussão do tema. Produzido por peritos, o livro é dividido em três partes segundo o tradicional método Ver-Julgar-Agir, usado pela CNBB. Impresso pelas Edições CNBB o livro deve chegar às livrarias católicas ainda esta semana. Além do texto-base, serão apresentados ao público o cartaz, DVD, CD, adesivos, textos para reflexão com jovens, crianças e adolescentes, círculos bíblicos, cartilha.
Realizada pela Igreja Católica desde 1964, a Campanha de 2010 será ecumênica e está sob a responsabilidade do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil. Esta é a terceira campanha realizada ecumenicamente. As outras duas aconteceram em 2000 e 2005. A abertura oficial da Campanha será na quarta-feira de cinzas do ano que vem, dia 17 de fevereiro.
“O objetivo da Campanha de 2010 é unir as Igrejas Cristãs e, principalmente a nossa sociedade, na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo paz”, explica o secretário geral do Conic, reverendo Luiz Alberto, da Igreja Anglicana.
São cinco as Igrejas que compõem o Conic: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISO), Igreja Presbiteriana Unida (IPU).
Cerimônia
O presidente do Conic, pastor sinodal Carlos Möller, faz a abertura da cerimônia de lançamento do material da CF-2010 às 15h. Em seguida, o diretor executivo das Edições CNBB, padre Valdeir dos Santos Goulart apresenta os materiais de estudo e divulgação da Campanha.
O secretário geral do Conic, rev. Luiz Alberto, explicará os objetivos da próxima Campanha bem como o seu desenvolvimento ao longo de 2010.
As autoridades presentes também usarão da palavra. Em primeiro lugar, o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Perly Cipriano. Após o subsecretário, usarão a palavra a ex-ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva, e o economista Paul Singer. A previsão é de que a cerimônia demore uma hora e meia.
Contato: Pe. Geraldo Martins Dias - Assessor de Imprensa-CNBB - 61-8119-3762
Fonte: Assessoria de Imprensa - CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário